Rules of the game in Brazilian – Livro de regras

Prefácio

Você é um dos Senhores-Feiticeiros sobreviventes do Arquipélago Erret, um território onde centenas de ilhas estão conectadas por pontes gigantescas. Antigamente, as Pontes irradiavam grandeza e prosperidade no Arquipélago, e permitiam que o comércio florecesse entre suas ilhas. A riqueza do Arquipélago, que transitava apenas por estas pontes, proporcionava a cada habitante uma vida de conforto e despreocupação. No entanto, hoje, a superpopulação, o esgotamento dos recursos naturais, e a ganância cega dos Senhores-Feiticeiros criaram um desequilíbrio cataclismático no Arquipélago Erret. Nem um dia se passa sem que a terra rasgue e os mares engolfem as ilhas mais fracas. Os Senhores-Feiticeiros agora lutam por controle das ilhas mais elevadas e mais seguras. Para sobreviver nestas terras hostis, você precisa cruzar estas pontes e lutar contra outros Senhores-Feiticeiros para reinvindicar suas terras.

Preparação

Cada jogador recebe uma carta de “Bastião/Forte” (Bastion/Fort). Coloque as duas cartas de “Ponte” (Bridge) na área de jogo.

Antes de começar um novo jogo de Clash of Decks, escolha o formato e o modo de jogo que você quer jogar.

Primeiro, escolha o modo de jogo: modo Solo, se quiser jogar single player, ou Duelo, se quiser jogar com dois jogadores. Modos adicionais (Cooperativo, 2v2, Free-for-all, Legacy), estarão disponíveis em breve.

Então, escolha o formato: Pré-construído, Draft, ou Construído.
Nota: se você jogar o modo Solo, você não pode escolher o formato Construído.

PRÉ-CONSTRUÍDO:
Nós recomendamos este formato para as suas primeiras partidas. Cada jogador escolhe um dos quatro decks pré-construídos. Se você jogar no modo Solo, as cartas dos três decks restantes formam o deck da AI. Você precisa de apenas uma cópia do Starter Kit para o formato Pré-construído. Abaixo seguem as listas dos 4 decks Pré-construídos:

  • DECK 1 : ANNIHILATION, BARON, BOOM!, BRUTE, CARAPACE, PARTISAN, REVENANT, TROLL
  • DECK 2 : ABOMINATION, ALPHA, COMBUSTION, LIEUTENANT, MICROCTOPUS, OGRE, SCRIBE, SHAMAN
  • DECK 3 : BRIGAND, DISCIPLE, GNOME, GRRR, MARTYR, METEORITE, PARASITE, VORTEX
  • DECK 4 : ABERRATION, ASSASSIN, CARNIVORE, CYCLONE, MACHINE, MUTANT, REPTILE, ZOMBIE

DRAFT:
Nós recomendamos que você jogue este formato após ter testado cada um dos decks pré-construídos. Neste formato, os jogadores escolhem cartas de um deck compartilhado para compor sua mão contendo 8 cartas únicas. Embaralhe todas as cartas para formar o deck de compra. Então, revele as quatro cartas do topo deste deck. O jogador A escolhe uma carta entre estas. Então o jogador B escolhe 2 das 3 cartas restantes. O jogador A então pega a carta que sobrou. Repita esta operação, mas desta vez o jogador B escolhe a primeira carta. Repita até que cada jogador tenha 8 cartas. Você precisa de apenas uma cópia do Starter Kit para o formato Draft.

CONSTRUÍDO:
O formato Construído é destinado para habilidosos jogadores que já dominaram perfeitamente as mecânicas e habilidades sinérgicas especiais do jogo. Antes de começar o jogo, os jogadores devem criar seu próprio deck, escolhendo 10 cartas entre todas as cartas disponíveis. O jogador A revela as 10 cartas de seu deck, e o jogador B escolhe uma carta para remover do deck durante toda a duração da partida. O jogador B revela as 10 cartas de seu deck, e o jogador A rescolhe uma carta para remover do deck durante toda a duração da partida. O jogador A então escolhe uma segunda carta entre as 9 cartas restantes no deck de B e remove durante toda a duração da partida. Por último, o jogador B escolhe uma segunda carta entre as 9 cartas restantes de A e a remove da partida. Após duas cartas serem banidas de cada um dos decks, cada jogador joga com um deck de 8 cartas. Cada jogador precisa de uma cópia do Starter Kit para o formato Construído.

Cada jogador embaralha suas cartas, compondo sua mão. Então, os jogadores colocam a sua carta de “Bastião” na ponta esquerda de sua mão. Jogue uma moeda para determinar o jogador inicial. No primeiro turno, o jogador começa o jogo com apenas 6 de Mana.

O jogo

Os jogadores jogam seus turnos alternadamente. Um turno consiste de 3 fases:

Fase 1 – Regeneração de Mana:

O jogador recebe uma quantidade de Mana equivalente ao número de cartas em sua mão (incluindo a carta de “Bastião/Forte”). Mana é utilizada para pagar custos de cartas. O jogador pode utilizar a Mana durante a Fase 2.

Fase 2 – Invocação

O jogador pode gastar Mana ganha durante a Fase 1 para jogar cartas de sua mão. O jogador pode jogar apenas as quatro cartas na esquerda de sua mão (ignorando sua carta de “Bastião/Forte”).

O custo de Mana de uma carta é indicada no canto superior esquerdo. Mana que não é gasta durante um turno é perdida. O jogador não pode gastar mais Mana do que recebeu na Fase 1.

A área de jogo consiste de duas fileiras. Ao jogar uma carta, o jogador escolhe em qual fileira colocá-la.

Jogadores invocam criaturas apenas em seus respectivos Reinos: o jogador A coloca sua carta à esquerda das cartas de “Ponte” e o jogador B coloca suas cartas à direita das cartas de “Ponte”. Não há limite para o número de cartas numa fileira. Uma criatura invocada é colocada da mão do jogador na área de jogo, virada para cima, na fileira escolhida, atrás de suas outras criaturas que já estão em jogo. A carta permanece em jogo enquanto não for destruída.

Fase 3 – Assalto

Uma criatura tem Pontos de Vida e um Valor de Ataque.

Uma criatura não pode atacar no mesmo turno em que entra em jogo. Cada criatura que um jogador controla causa seu Valor de Ataque em uma criatura do oponente. Criaturas são ativadas automaticamente em uma ordem pré-determinada: primeiro a fileira superior, da criatura mais distante até a criatura mais próxima da “Ponte”; então a fileira inferior, da criatura mais distante até a criatura mais próxima da “Ponte”.

Quando uma criatura sofrer uma quantidade de dano igual ou superior aos seus Pontos de Vida, ela é destruída. Ela sofre a totalidade de dano causada pelo ataque e a carta retorna à mão do jogador na posição mais à direita.

Então, mova todas as criaturas na fileira em questão, de forma que elas fiquem mais próximas da “Ponte”. Criaturas regeneram seus Pontos de Vida no final do turno.

Durante um Assalto, a criatura causa seu Valor de Ataque na criatura do oponente mais próxima na mesma fileira. Se nenhuma criatura do oponente puder ser atacada, a criatura causa seu dano direitamente ao “Bastião/Forte” do oponente.

Quando um “Bastião/Forte” sofre dano, mova-o uma quantidade de espaços correspondente na mão do jogador.

Quando o Bastião chega à posição mais à direita na mão de um jogador, ele é destruído: vire-o de forma que seu lado de “Forte” esteja virado para cima e coloque-o novamente na posição à esquerda da mão do jogador. Dano excedente ao “Bastião” não é acumulado. Quando uma carta de “Forte” chega à ponta direita da mão do jogador, aquele jogador perde o jogo.

Fim do jogo

O jogo termina assim que uma carta de “Forte” chegar na posição mais à direita da mão de um jogador. O oponente deste jogador vence o jogo.

Guia de referência rápida

Criaturas são colocadas em jogo e permanecem em jogo até serem destruídas.

Uma carta de Encantamento pode ser jogada durante o turno de seu dono, na fase de Invocação e durante a fase de Assalto. Uma carta de Encantamento pode dar alvo em qualquer criatura. Um efeito de Encantamento é aplicado imediatamente após a carta ser jogada. Então, coloque a carta de Encantamento na ponta direita da mão do dono.

Lista de habilidades especiais

Estes ícones representam as habilidades especiais de algumas criaturas. Estas habilidades especiais devem ser consideradas apenas quando a criatura está em jogo.

Splash : Causa dano à criatura alvo E à criatura na mesma posição, na fileira adjacente.

Perfuração : Causa dano à criatura alvo E à criatura atrás dela, na mesma fileira (não ao Bastião/Forte).

Fúria : Pode atacar criaturas do oponente (não o Bastião/Forte) no mesmo turno em que entra em jogo.

Proteção : A cada turno, reduz a 0 o dano do primeiro ataque que tem esta criatura como alvo.

Indestrutível : Não sofre efeitos ou dano de cards de Encantamento.

Berserk : Cada vez que esta criatura ataca e destrói uma criatura do oponente, ela ataca novamente.

Arrancada : Cada vez que esta criatura ataca, mova ela até que ela seja a criatura mais próxima da Ponte. Neste ataque, ela causa +X de dano, sendo X igual ao número de criaturas que ela ultrapassou.

Aura : A criatura adjacente se beneficia desta habilidade especial.

Modo solo – partida rápida

O modo Solo te permite jogar Clash of Decks sozinho, em um jogo Rápido ou Customizado. Aplique todas as regras do jogo base. Se as regras do jogo base e as regras do modo solo entrarem em contradição, sempre aplique as regras do modo solo. “AI” se refere à Inteligência Artificial (“Artificial Intelligence”) que você enfrentará neste modo.

Preparação:

Você recebe uma carta de “Bastião/Forte”. Coloque as duas cartas de “Ponte” na área de jogo.

Embaralhe 32 cartas numa pilha de compras.

Então, revele as 4 cartas do topo desta pilha de compras. Escolha uma carta entre as 4 disponíveis. A AI recebe as outras 3 cartas. Repita esta operação até que você tenha 8 cartas e a AI tenha 24 cartas.

Embaralhe suas 8 cartas e coloque sua carta de “Bastião” na ponta esquerda de sua mão.

Embaralhe as 24 cartas da AI e coloque-as viradas para baixo. Coloque uma carta de “Bastião” no fundo deste deck. Você começa o jogo. No seu primeiro turno, você recebe apenas 6 de mana.

O jogo:

Seu turno acontece exatamente da mesma maneira que no jogo base. Quando seu turno terminar, a AI joga o turno dela:

Fase 1: Regeneração de Mana

A AI recebe uma quantidade fixa de Mana e uma quantidade variável de Mana. Para um jogo rápido, o valor fixo é 6, e o valor variável é +1 de Mana para cada criatura que você tenha em jogo.

Fase 2: Invocação

Revele a carta no topo do deck (baralho) da AI e coloque-a no Reino da AI, na fileira superior, atrás das criaturas que já estiverem em jogo.

Se o custo total das cartas invocadas neste turno não for igual ou exceder o total de mana da AI,revele a próxima carta do topo do deck da AI. Então, coloque-a no Reino da AI, na fileira inferior, atrás das criaturas que já estiverem em jogo.

Continue invocando cartas, até que o custo das cartas invocadas pela AI for igual a ou exceder a Mana disponível da IA.

Se a AI revelar uma carta de Encantamento, a carta automaticamente tem como alvo a criatura mais próxima da Ponte, na fileira em questão. Se não houver alvo válido, a carta de Encantamento não tem efeito e é descartada na pilha de descarte da AI. A AI não gasta Mana numa carta de Encantamento que não tenha alvo. A pilha de descarte da AI é localizada próxima ao deck e é composta por suas criaturas destruidas e por seus Encantamentos utilizados.

Fase 3: Assalto

Quando uma criatura da AI é destruida ou quando um Encantamento é jogado, coloque a carta na pilha de descarte da AI. Quando a AI sofrer um ataque de uma de suas criaturas, pegue uma quantidade de cartas do topo do deck da AI equivalente à quantidade de dano sofrido e coloque-as na pilha de descarte, viradas para cima.

Quando o deck da AI estiver vazio e sua carta de Bastião estiver visível, vire-a e coloque-a com o lado de Forte para cima. Então, embaralhe todas as cartas da pilha de descarte da AI e coloque-as sobre a carta de Forte, criando um novo deck.

Fim do jogo e condições de vitória:

O jogo termina quando uma destas duas situações ocorrer. Se sua carta de “Forte” chegar à ponta direita da sua mão, a AI automaticamente ganha o jogo. Você perde.

Se o deck da AI estiver vazio e carta de “Forte” dela estiver visível, a AI joga um último turno adicional. Se você sobreviver a este último turno, você vence o jogo.

Modo Solo – Jogo Customizado

Ajuste o nível de dificuldade da AI e tente chegar ao nível 5! Antes de jogar jogos customizados, nós recomendamos que você pratique alguns jogos rápidos para aprender e descobrir as regras e peculiaridades do modo Solo de Clash of Decks.

1/ Após terminar o draft, escolha o nível de dificuldade:

Fácil: 1 ponto de dificuldade.

Médio: 2 pontos de dificuldade.

Difícil: 3 pontos de dificuldade.

Heróico: 4 pontos de dificuldade.

Mítico: 5 pontos de dificuldade.

2/ Então customize a AI de acordo com o nível de dificuldade escolhido:

Determine a quantidade variável de Mana durante a fase de Regeneração de Mana da AI.

Adicione 1 de Mana para cada criatura que você tem em jogo (+0 pontos de dificuldade).

Adicione 2 de Mana para cada criatura que você tem em jogo (+2 pontos de dificuldade).

Determine a quantidade fixa de Mana durante a fase de Regeneração de Mana da AI.

6 (+0 pontos de dificuldade)

7 (+1 pontos de dificuldade)

8 (+2 pontos de dificuldade)

9 (+3 pontos de dificuldade)

10 (+4 pontos de dificuldade)

Determine o primeiro jogador:

O jogador (+0 pontos de dificuldade)

A AI (+1 ponto de dificuldade)

Determine a resiliência da AI:

Sem “Bastião”, a AI começa o jogo diretamente com um “Forte” (-1 ponto de dificuldade).

Com “Bastião” (+0 pontos de dificuldade).

Determine a resistência da AI:

Seus ataques ao deck da AI causam dano equivalente ao valor de ataque de suas criaturas (+0 pontos de dificuldade).

Seus ataques ao deck da AI são reduzidos em 1 (+2 pontos de dificuldade).

Determine uma habilidade especial única que todas as criaturas da AI terão:

Nenhuma (+0 pontos de dificuldade).

Splash (+1 ponto de dificuldade).

Perfuração (+1 ponto de dificuldade).

Fúria (+1 ponto de dificuldade).

Proteção (+1 ponto de dificuldade).

Berserk (+1 ponto de dificuldade).

3/ Agora, vá jogar!

Tem perguntas ou sugestões? Contate-nos em info@grammesedition.fr

FAQ – General

Posso jogar Clash of Decks com apenas um Starter Kit? Você precisa de apenas uma cópia do Starter Kit para jogar o modo solo ou o duelo (Draft). Para jogar o modo duelo (Construído), cada jogador deve ter uma cópia do Starter Kit.

Se uma criatura que estava próxima da ponte foi destruída, eu devo mover as criaturas restantes para mais próximo da ponte ou elas permanecem onde estão até o fim do turno? Quando uma criatura é destruída (e portanto colocada de volta na ponta direita da mão do dono), todas as outras criaturas devem imediatamente ser movidas em direção à ponte, preenchend os espaços vazios.

É possível não invocar nenhuma criatura durante sua fase de Invocação? Sim, é possível não invocar nada, tanto por escolha quanto por falta de Mana.

Posso jogar todas as cartas da minha mão (com exceção da carta de Bastião/Forte)? Não, você deve manter pelo menos uma carta em sua mão. Se a única carta restante em sua mão for a carta de Bastião/Forte, ela se torna a carta na ponta direita de sua mão e, portanto, você perde o jogo.

Considerando que eu posso jogar apenas as 4 cartas mais à esquerda de minha mão (sem contar a carta de Bastião/Forte), estas cartas permanecerão as mesmas durante toda a fase de Invocação, ou jogar uma carta me dá imediatamente acesso à próxima carta? Durante a fase de Invocação, quando um jogador joga uma carta de sua mão, sua 5ª carta se torna automaticamente sua 4ª carta. Este jogador pode jogar esta carta durante esta mesma fase de Invocação ou numa fase de Invocação futura.

Cartas sendo jogadas podem ser colocadas entre cartas que já estão em jogo na mesma fileira? Não, quando uma carta entra em jogo numa fileira, ela deve ser colocada atrás da carta mais distante da ponte.

Se um ataque causar uma quantidade de dano superior aos Pontos de Vida de uma criatura, o dano excedente é causado à criatura a seguir na mesma fileira ou ao Bastião/Forte? Não, dano em excesso é perdido. É, portanto, possível conter uma criatura com um Valor de Ataque alto com uma criatura que tem apenas alguns Pontos de Vida.

Quando eu jogo as cartas à esquerda do meu Bastião/Forte, ela automaticamente se move para a direita. Depois, quando criaturas destruídas são retornadas à mão, elas retornam para a direita. Então… Este sistema age como uma espécie de cura? Aham!

Quanto mais criaturas eu tenho em campo, menos Pontos de Vida e Mana eu tenho? Exato, este sistema faz com que o equilíbrio de poder entre jogadores se reajuste continuamente.

Se um ataque causar uma quantidade de dano superior aos Pontos de Vida do Bastião, o dano excedente é causado ao Forte? Não, dano em excesso não é passado para o Forte.

Quando uma carta de Encantamento pode ser jogada? Encantamentos podem ser jogados a qualquer momento durante as fases de Invocação e de Assalto. Normalmente, uma criatura alvo deve ser designada quando uma carta de Encantamento é jogada. A carta de Encantamento deve ser revelada quando for jogada, e é retornada à ponta direita da mão do dono assim que seu efeito for resolvido.

Uma carta de Encantamento pode ser jogada mais de uma vez num mesmo turno? Se você tiver 5 ou menos cartas na mão (incluindo o Bastião/Forte), é possível jogar cartas de Encantamento mais de uma vez num mesmo turno (enquanto sua Mana estiver disponível).

Encantamentos seguem as mesmas regras das criaturas, que causam dano apenas no turno após serem jogadas? Não, efeitos de Encantamentos são aplicados imediatamente.

Habilidades especiais são obrigatórias? Sim, habilidades especiais são automatica e sistematicamente aplicadas. Se elas puderem ser aplicadas, elas devem ser aplicadas.

Quando diversas criaturas são destruidas ao mesmo tempo com Splash ou Perfuração, em qual ordem elas são devolvidas para a mão do dono? O dono destas cartas decide a ordem emque elas retornam para sua mão nas posições mais à direita.

FAQ – Special abilities

Se uma criatura com a habilidade especial Splash ou Perfuração atacar uma criatura com a habilidade especial Proteção, a Perfuração ou Splash é ativada? Sim. Apenas o dano causado diretamente à criatura com a habilidade especial Proteção é absorvido.

Uma criatura sofre um ataque de uma criatura do oponente que tem a habilidade especial Perfuração. Se não houver criatura alguma atrás da criatura atacada, a Perfuração causa dano ao Bastião/Forte? Não, a habilidade especial Perfuração causa dano apenas a criaturas (nunca ao Bastião/Forte).

Se uma criatura tiver tanto Splash quanto Perfuração, a habilidade Perfuração também é atividada na criatura atrás da que sofreu o Splash? Não, Perfuração causa dano apenas à criatura atrás da criatura alvejada pelo ataque, na mesma fileira.

Se não houver criatura numa fileira e minha criatura atacar o Bastião/Forte, o Splash ou Perfuração é ativado? Não, as habilidades Splash e Perfuração são ativadas apenas em criaturas, nunca no Bastião/Forte.

A habilidade Fùria permite que uma criatura ataque o Bastião/Forte no mesmo turno em que entra em jogo? Não, a habilidade Fúria permite apenas que criaturas ataquem criaturas inimigas (nunca o Bastião/Forte) no turno em que ela entra em jogo.

Uma criatura com a habilidade Indestrutível pode ser alvo de um Encantamento? Sim. Mesmo que ela não sofra dano ou efeito, uma criatura com Indestrutível pode ser alvo de uma carta de Encantamento.

Se uma criatura com a habilidade especial Arrancada não for a criatura criatura mais próxima da ponte, ela realiza dois ataques no turno? O primeiro quando entrar em jogo, e o segundo quando for a sua vez novamente, de acordo com a ordem da fileira? Não: uma criatura com a habilidade Arrancada ataca apenas uma vez por turno.

Quando o bonus de ataque conferido pela habilidade Arrancada some? O bonus de ataque conferido pela habilidade Arrancada permanece ativo até o fim da fase de Assalto.

Quando uma criatura com a habilidade Berserk destrói uma criatura e não há mais criaturas inimigas na sua fileira, ela ataca o Bastião/Forte? Sim, quando uma criatura com a habilidade Berserk destrói a última criatura inimiga em sua fileira, ela pode atacar novamente e, portanto, terá como alvo o Bastião/Forte (a não ser que a criatura tenha entrado em jogo este turno e pôde atacar graças à habilidade especial Fúria).

Uma criatura com a habilidade especial Berserk pode atacar novamente quando destrói o Bastião? Não, a habilidade Berserk é ativada apenas quando uma criatura é destruída. O Bastião não é uma criatura.

Até quando uma criatura adjacente se beneficia da habilidade especial dada por uma Aura? A criatura adjacente se beneficia enquanto a criatura com Aura estiver em jogo. Assim que essa criatura se mover ou sair do jogo (e retornar à mão de seu dono), a criatura adjacente perde o efeito dado pela Aura.

Uma criatura com a habilidade especial Aura se beneficia da própria habilidade? Não, a própria criatura não tem a habilidade especial. Apenas as duas criaturas adjacentes se beneficiam.

Translation : Rafael Castro