Rules of the game in Portuguese – Regras de jogo

Preâmbulo

Tu és um Mestre Feiticeiro sobrevivente do Arquipélago de Erret. Um território onde centenas de ilhas estão ligadas por enormes pontes. Antigamente, as pontes conferiam grandeza e prosperidade ao Arquipélago e permitiam o florescimento do comércio entre as suas ilhas. A riqueza do Arquipélago,que apenas transitava por essas pontes, oferecia a cada habitante uma vida de conforto e despreocupação. Mas hoje, a superpopulação, a escacez de recursos naturais e a cobiça cega dos Mestres Feiticeiros criaram um desequilíbrio cataclísmico no Arquipélago de Erret. Não há um dia que passe sem que a terra se despedace e os mares engulam as ilhas mais frágeis. Os Mestres Feiticeiros lutam agora pelo controlo das ilhas mais altas e mais seguras do Arquipélago. Para sobreviver nestas terras hostis, vais precisar de cruzar as pontes e lutar contra outros Mestres Feiticeiros para reivindicar as suas terras.

Preparação

Cada jogador recebe uma carta “Bastião/Forte”. Coloca 2 cartas “Ponte” na área de jogo.

Antes de iniciar um novo jogo Clash of Decks, escolhe o formato e o modo de jogo que desejas jogar.

Primeiro, seleciona um modo de jogo: modo Solitário, se quiseres jogar com um único jogador, ou modo Duelo, se quiseres jogar com dois jogadores. Modos de jogo adicionais (Cooperativo, Equipas, Todos contra Todos, Legacy…) estarão disponíveis em breve.

Em seguida, seleciona um formato: Pré-construído, Rascunho, Construído.
Nota: se jogares no modo Solitário, não podes escolher o formato Construído.

PRÉ-CONSTRUÍDO:
Recomendamos este formato para os teus primeiros jogos. Cada jogador seleciona um dos quatro baralhos pré-construídos. Se jogares no modo Solitário, as cartas dos três baralhos restantes formam o baralho da IA. Só precisas de uma cópia do Starter Kit para o formato pré-construído. Abaixo estão as listas para os 4 baralhos pré-construídos:

  • DECK 1 : ANNIHILATION, BARON, BOOM!, BRUTE, CARAPACE, PARTISAN, REVENANT, TROLL
  • DECK 2 : ABOMINATION, ALPHA, COMBUSTION, LIEUTENANT, MICROCTOPUS, OGRE, SCRIBE, SHAMAN
  • DECK 3 : BRIGAND, DISCIPLE, GNOME, GRRR, MARTYR, METEORITE, PARASITE, VORTEX
  • DECK 4 : ABERRATION, ASSASSIN, CARNIVORE, CYCLONE, MACHINE, MUTANT, REPTILE, ZOMBIE

RASCUNHO:
Recomendamos o formato Rascunho depois de experimentares cada um dos baralhos pré-construídos. Neste formato, os jogadores escolhem cartas de um baralho partilhado para construir a sua mão com 8 cartas exclusivas. Baralha todas as cartas e forma um baralho. Em seguida, revela as quatro cartas superiores desse baralho. O Jogador A seleciona uma das 4 cartas. O Jogador B escolhe 2 das 3 cartas restantes. O Jogador A fica com a carta que sobra. Repete esta operação, mas desta vez o jogador B seleciona a primeira carta. Repete até que cada jogador tenha 8 cartas. Só precisas de uma cópia do Starter Kit para jogar no formato Draft.

CONSTRUÍDO:
O formato Construído é destinado a especialistas que dominam perfeitamente os mecanismos do jogo e as sinergias de habilidades especiais. Antes de começar o jogo, os jogadores constroem o seu baralho selecionando 10 cartas de todas as cartas disponíveis. Primeiro, o jogador A revela as 10 cartas do seu baralho, viradas para cima, e o jogador B escolhe uma dessas cartas para ser removida do jogo. O jogador B revela então as 10 cartas do seu baralho, e o jogador A escolhe uma carta para ser removida do jogo. O Jogador A seleciona então uma segunda carta entre as 9 cartas restantes no baralho do Jogador B para ser removida do jogo. Por último, o jogador B escolhe uma segunda carta entre as 9 cartas restantes no baralho do jogador A para ser removida do jogo. Depois de terem sido retiradas duas cartas de cada baralho, cada jogador fica com um baralho de 8 cartas. Cada jogador precisa de uma cópia do Starter Kit para o formato Construído.

Cada jogador baralha as suas cartas, construindo a sua mão. Coloca depois a sua carta “Bastião” do lado esquerdo da sua mão. É lançada uma moeda para determinar o primeiro jogador. No seu primeiro turno, o jogador começa com apenas 6 Mana.

Desenrolar do jogo

Em sequência, cada jogador joga após o jogador anterior acabar o seu turno. Um turno consiste em 3 fases:

Fase 1 – Regeneração de Mana:

O jogador ganha tanta Mana quanto o número de cartas da sua mão (incluindo a carta de “Bastião/Forte”). A Mana é usada para pagar o custo das cartas. O jogador pode usá-la durante a fase 2.

Fase 2 – Invocação:

O jogador pode gastar a Mana ganha durante a fase 1 para jogar cartas da sua mão. Um jogador apenas pode jogar as 4 cartas mais à esquerda da sua mão (ignorando a carta de “Bastião/Forte”).

O custo de Mana de uma carta está indicada no seu canto superior esquerdo. A Mana que não for gasta durante o turno é perdida. Um jogador não pode gastar mais Mana do que aquela que ganhou durante a última fase 1.

A área de jogo consiste em dois caminhos. Ao jogar uma carta, o jogador escolhe em qual dos caminhos a quer colocar.

Os jogadores apenas invocam criaturas nos seus respectivos reinos: o jogador A coloca as suas cartas à esquerda das cartas “Ponte” e o jogador B coloca as suas cartas à direita das cartas “Ponte”. Não há limite para o número de cartas num caminho. Uma criatura invocada é retirada da mão do jogador e colocada na área de jogo, com a face para cima, num caminho à sua escolha, atrás das suas outras criaturas já em jogo. A carta permanece em jogo enquanto não for destruída.

Fase 3 – Assalto:

Uma criatura tem Pontos de Vida e um Valor de Ataque.

Uma criatura não pode atacar no turno em que entra em jogo. Cada criatura que um jogador controla inflige o seu valor de Ataque a uma criatura oponente. As criaturas são ativadas automaticamente numa ordem predeterminada: primeiro no caminho superior, da criatura mais distante para a criatura mais próxima da “Ponte”; depois, o caminho inferior, da criatura mais distante para a criatura mais próxima da “Ponte”.

Quando uma criatura sofre pelo menos tanto dano quanto o seu valor de Pontos de Vida, a criatura é destruída. Ela sofre todo o dano causado ​​pelo ataque e a carta volta para a mão do seu dono, no lugar mais à direita.

Em seguida, move todas as criaturas no caminho para mais perto da “Ponte” para que preencham os espaços vazios. As criaturas regeneram os seus Pontos de Vida no final do turno.

Durante um ataque, uma criatura inflige o seu valor de Ataque à criatura oponente mais próxima no mesmo caminho. Se nenhuma criatura oponente puder ser atacada, a criatura então inflige o seu dano diretamente ao “Bastião/Forte” do oponente.

Quando um “Bastião/Forte” sofre dano, desloca-o esse número de lugares para a direita na mão do jogador.

Quando um “Bastião” atinge o lugar mais à direita na mão de um jogador, ele é destruído: vira a carta para o lado do “Forte” e coloca-a no lugar mais à esquerda na mão do jogador. O excesso de dano infligido ao “Bastião” não é transferido para o “Forte”. Quando uma carta de “Forte” chega ao lugar mais à direita na mão de um jogador, esse jogador perde o jogo.

Fim de jogo

O jogo termina quando uma carta de “Forte” alcança o lado direito da mão de um jogador. O seu adversário ganha o jogo.

Ajuda Rápida

As criaturas são colocadas em jogo e permanecem lá até que sejam destruídas.

Uma carta Incantation pode ser jogada durante o turno de alguém, na fase de invocação e durante a fase de assalto. Um Incantation pode ter como alvo qualquer criatura. O efeito de uma carta Incantation aplica-se imediatamente após a carta ser jogada. Em seguida, coloca a carta Incantation no lugar mais à direita na mão do seu dono.

Lista de habilidades especiais

Estes ícones representam as habilidades especiais de algumas criaturas. Essas habilidades especiais devem ser consideradas apenas quando a criatura está em jogo.

Splash: Inflige o seu dano à criatura alvo E à criatura no mesmo lugar no caminho adjacente.

Perforation : Inflige o seu dano à criatura alvo E à criatura atrás dela no mesmo caminho (não ao Bastião/Forte).

Rage : Pode atacar criaturas oponentes (não o Bastião/Forte) no turno em que entra em jogo.

Protection : Reduz a 0 o dano do primeiro ataque direcionado a esta criatura em cada turno.

Indestructible : Não sofre efeitos ou danos das cartas Incantation.

Berserk : Cada vez que esta criatura ataca e destrói uma criatura oponente, ela ataca novamente.

Sprint : Cada vez que esta criatura ataca, move-a até que ela seja a criatura mais próxima da Ponte. Para este ataque, ela inflige +x de dano, onde x é igual ao número de criaturas que ele passou.

Aura : A criatura adjacente beneficia desta habilidade especial.

Modo Solitário – Jogo rápido

O modo solitário permite que jogues Clash of Decks sozinho, através de um jogo rápido ou personalizado. Aplicam-se todas as regras do jogo básico. Se as regras do jogo base e as regras do modo solitário entrarem em conflito, devem aplicar-se as regras do modo solitário. IA refere-se à Inteligência Artificial que enfrentarás neste modo.

Preparação:

Recebes uma carta “Bastião/Forte”. Coloca as 2 cartas “Ponte” na área de jogo.

Baralha as 32 cartas e forma um baralho.

Em seguida, retira as 4 primeiras cartas desse baralho. Escolhe uma carta entre as 4 disponíveis. A IA ganha as 3 cartas restantes. Repete a operação até que tenhas 8 cartas e a IA tenha 24 cartas.

Baralha as tuas 8 cartas e coloca a tua carta “Bastião” no lugar mais à esquerda da tua mão.

Baralha as 24 cartas da IA num baralho virado para baixo. Coloca uma carta “Bastião” no fundo desse baralho. Tu começas o jogo. No teu primeiro turno, ganhas apenas 6 Mana

.

Desenrolar do jogo

O teu turno é exactamente igual às regras do jogo básico. Quando o teu turno acabar, começa o turno da IA:

Fase 1 – Regeneração de Mana:

A IA recebe uma quantidade fixa de Mana e uma quantidade variável de Mana. Para o jogo Rápido, a quantidade fixa é 6 e a variável é +1 Mana por cada criatura que tu tenhas em jogo.

Fase 2 – Invocação:

Revela a carta do topo do baralho da IA e coloca-a no Reino da IA, no caminho superior, atrás das criaturas já em jogo.

Se o valor total das cartas invocadas neste turno não for igual ou maior do que a quantidade total de mana da IA, revela a próxima carta do baralho da IA. Em seguida, coloca-a no Reino da IA, no caminho inferior, atrás das criaturas já em jogo.

Continua a invocar cartas, alternando entre o caminho superior e o inferior, até que o valor das cartas invocadas pela IA seja igual ou superior à Mana disponível.

Se a IA invocar uma carta Incantation, a carta terá sempre como alvo a criatura mais próxima da “Ponte” do mesmo caminho. Se não houver alvo, a carta Incantation não tem efeito e é descartada na pilha de descarte da IA. A IA não gasta Mana numa carta de Incantation sem alvo. A pilha de descarte da IA está localizada próxima ao seu baralho e é composta pelas criaturas destruídas e cartas Incantation usadas.

Fase 3 – Assalto:

Quando uma criatura da IA é destruída ou quando uma carta Incantation é jogada, coloca a carta na pilha de descarte da IA. Quando a IA sofrer um ataque de uma das tuas criaturas, retira tantas cartas do topo do baralho da IA quanto o dano causado e coloca essas cartas, viradas para cima, na pilha de descarte da IA.

Quando o baralho da IA estiver vazio e a carta “Bastião” estiver visível, vira-a para o lado “Forte”. Em seguida, baralha todas as cartas da pilha de descarte da IA e forma um novo baralho colocando-o por cima da carta “Forte”.

Fim de jogo e condições de vitória:

O jogo termina quando uma de duas situações ocorre. Se a tua carta “Forte” chegar à posição mais à direita da tua mão, a IA ganha o jogo imediatamente. Perdeste o jogo.

Se o baralho da IA estiver vazio e a carta “Forte” estiver visível, a IA joga uma última vez. Se tu sobreviveres ao último turno, ganhas o jogo.

Modo Solitário – Jogo personalizado

Ajusta o nível de dificuldade da IA e tenta chegar ao nível 5! Antes de jogares jogos personalizados, recomendamos que pratiques alguns jogos rápidos para aprenderes e descobrires as regras e as peculiaridades do modo solitário do Clash of Decks.

1 / Após a preparação, escolhe um nível de dificuldade:

Fácil: 1 ponto de dificuldade

Médio: 2 pontos de dificuldade

Difícil: 3 pontos de dificuldade

Heróico: 4 pontos de dificuldade

Mítico: 5 pontos de dificuldade

2 / Em seguida, personaliza a IA de acordo com o nível de dificuldade escolhido:

Determina a quantidade variável de Mana durante a fase de Regenaração de Mana da IA:

+1 de Mana por cada criatura em jogo (+0 pontos de dificuldade).

+2 de Mana por cada criatura que tu tenhas em jogo (+2 pontos de dificuldade).

Determina a quantidade fixa de Mana durante a fase de Regenaração de Mana da IA:

6 (+0 pontos de dificuldade)

7 (+1 ponto de dificuldade)

8 (+2 pontos de dificuldade)

9 (+3 pontos de dificuldade)

10 (+4 pontos de dificuldade)

Determina o primeiro jogador:

O jogador (+0 pontos de dificuldade)

A IA (+1 ponto de dificuldade)

Determina a resiliência da IA:

Sem “Bastião”, a IA começa o jogo diretamente com o “Forte” (-1 ponto de dificuldade)

Com o “Bastião” (+0 pontos de dificuldade)

Determina a resistência da IA:

Os teus ataques ao baralho da IA infligem tanto dano quanto o valor de ataque das tuas criaturas (+0 pontos de dificuldade)

Os teus ataques ao baralho da IA infligem o dano causado -1 (+2 pontos de dificuldade)

Determina uma habilidade especial única adquirida por todas as criaturas da IA:

Nenhum (+0 pontos de dificuldade)

Splash (+1 ponto de dificuldade)

Perforation (+1 ponto de dificuldade)

Rage (+1 ponto de dificuldade)

Protection (+1 ponto de dificuldade)

Berserk (+1 ponto de dificuldade)

3 / Agora, joga!

Tens dúvidas ou sugestões sobre as regras? Contacta-nos: info@grammesedition.fr

FAQ – General

Posso jogar o Clash of Decks com um único Starter Kit? Só precisas de uma cópia do Starter Kit para jogar no modo solitário ou no modo duelo (formato Rascunho). Para jogar no modo duelo (formato Construído), cada jogador deve ter uma cópia do Starter Kit.

Se a criatura mais perto da ponte for destruída, devo mover as outras criaturas para mais perto da ponte ou elas permanecem onde estão até o final do turno? Quando uma criatura é destruída (e, portanto, enviada de volta ao lugar mais à direita na mão do seu dono), todas as outras criaturas devem ser imediatamente movidas em direção à ponte para preencher o espaço.

É possível não invocar criaturas durante a fase de invocação? Sim, é possível não invocar criaturas, seja por escolha ou por falta de Mana.

Posso jogar todas as cartas da minha mão (com exceção da carta Bastião/Forte)? Não, deves manter pelo menos uma. Se a única carta restante na tua mão for a carta Bastião/Forte, ela tornar-se-á a carta mais à direita na tua mão e perdes o jogo.

Considerando que eu só posso jogar as 4 cartas mais à esquerda na minha mão (não contando com a carta Bastião/Forte), são as mesmas 4 cartas para toda a fase de invocação ou quando coloco uma carta em jogo, tenho imediatamente acesso à próxima carta? Durante a fase de invocação, quando o jogador coloca em jogo uma carta da sua mão, a 5ª carta mais à esquerda torna-se imediatamente a 4ª carta mais à esquerda. Podes jogar essa carta durante a mesma fase de invocação ou numa futura fase de invocação.

As cartas que entram em jogo podem ser colocadas entre cartas já em jogo no mesmo caminho? Não, quando uma carta entra em jogo num caminho, deve ser colocada atrás da carta mais distante da ponte.

Se um ataque causar dano que exceda os pontos de Vida de uma criatura, o dano excedente será causado à próxima criatura no mesmo caminho ou ao Bastião/Forte? Não, o excesso de dano é perdido. Portanto, é possível parar um ataque de dano elevado com uma criatura que tem apenas alguns pontos de Vida.

Quando jogo as cartas à esquerda do meu Bastião/Forte, ele move-se automaticamente para a esquerda. Então, quando as criaturas destruídas regressam para a minha mão, elas voltam a ficar à direita. Então, este sistema atua como cura? Absolutamente!

Quanto mais criaturas eu tiver em jogo, menos pontos de Vida e Mana eu tenho? Exatamente, este sistema permite que o equilíbrio de poder entre os jogadores se reajuste continuamente.

Se um ataque causar dano ao Bastião para além dos seus pontos de Vida restantes, o dano em excesso será causado ao Forte? Não, os danos em excesso causados ​​ao Bastião não são transferidos para o Forte.

Quando é que uma carta de Incantation pode ser jogada? As cartas Incantation podem ser jogadas a qualquer momento durante a fase de invocação e de assalto. Deve ser escolhida a criatura alvo quando a carta de Incantation é jogada. A carta de Incantation deve ser revelada quando jogada e devolvida ao lugar mais à direita da mão do seu dono assim que o seu efeito for resolvido.

Uma carta de Incantation pode ser jogada mais do que uma vez num único turno? Se tiveres 5 ou menos cartas na mão (incluindo o Bastião/Forte), é possível jogar cartas de Incantation mais do que uma vez durante um turno (enquanto tiveres Mana disponível).

As cartas de Incantation seguem a mesma regra das criaturas, que só causam dano no turno depois de serem jogadas? Não, os efeitos das cartas Incantation aplicam-se imediatamente.

É obrigatório usar as habilidades especiais? Sim, as habilidades especiais aplicam-se sempre automaticamente. Se elas puderem ser aplicadas, têm que o ser.

Quando várias criaturas são destruídas ao mesmo tempo com Splash ou Perforation, em que ordem é que elas são devolvidas para a mão do seu dono? O dono dessas cartas decide a ordem pela qual são devolvidas ao lugar mais à direita da sua mão.

FAQ – Special abilities

Se uma criatura com a habilidade especial Perforation ou Splash ataca uma criatura com a habilidade especial Protection, a Perfuration ou Splash é activado? Sim. Contudo o dano causado diretamente à criatura com a habilidade especial Protection é absorvido.

Uma criatura sofre um ataque de uma criatura oponente com a habilidade especial Perforation. Se não houver nenhuma criatura atrás da criatura atacada, a Perforation causa dano ao Bastião/Forte? Não, a habilidade especial Perforation só causa dano a criaturas (nunca ao Bastião/Forte).

Se uma criatura tem as habilidades especiais Splash E Perforation, a Perforation também é ativada na criatura atrás daquela que sofreu o Splash? Não, a Perforation causa dano apenas à criatura atrás da criatura alvo do ataque, no mesmo caminho.

Se não houver nenhuma criatura num caminho e a minha criatura atacar o Bastião/Forte, o Splash ou Perforation são ativados? Não, as habilidades especiais Splash e Perforation são ativadas apenas em criaturas, nunca no Bastião/Forte.

A habilidade especial Rage permite que uma criatura ataque o Bastião/Forte no turno em que entra em jogo? Não, a habilidade especial Rage só permite que as criaturas ataquem criaturas oponentes (nunca o Bastião/Forte) no turno em que entrar em jogo.

Uma criatura com a habilidade especial Indestructible pode ser alvo de um Incantation? Sim. Mesmo que não sofra nenhum dano ou efeito, uma criatura com a habilidade especial Indestructible pode ser alvo de uma carta de Incantation.

Se uma criatura com a habilidade especial Sprint não for a criatura mais próxima da ponte, ela realiza dois ataques por turno: o primeiro com um salto, e um segundo quando chega a sua vez novamente no caminho? Não, uma criatura com a habilidade especial Sprint só ataca uma vez por turno.

Quando é que o bónus de ataque concedido pela habilidade especial Sprint desaparece? O bónus de ataque concedido pela habilidade especial Sprint permanece ativo até ao final da fase de assalto.

Quando uma criatura com a habilidade especial Berserk destrói uma criatura e não há criaturas oponentes no seu caminho, ela ataca o Bastião/Forte? Sim, quando uma criatura com a habilidade especial Berserk destrói a última criatura oponente de um caminho, ela pode atacar novamente e, portanto, terá como alvo o Bastião/Forte (a menos que a criatura tenha entrado em jogo nesse turno e tenha sido autorizada a atacar graças à habilidade especial Rage)

Uma criatura com a habilidade especial Berserk pode atacar novamente ao destruir o Bastião? Não, a habilidade especial Berserk só é desencadeada quando uma criatura é destruída. O Bastião não é uma criatura.

Até quando é que uma criatura adjacente beneficia da habilidade especial concedida por uma Aura? A criatura adjacente beneficia enquanto a criatura com Aura estiver em jogo. Assim que aquela criatura se move ou deixe o jogo (e retorne para a mão do seu dono), a criatura adjacente perde o efeito concedido pela Aura.

A criatura com a habilidade especial Aura beneficia dessa habilidade especial para si própria? Não, a própria criatura não possui a habilidade especial. Apenas as duas criaturas que estejam nos espaços adjacentes.

Translation : Tiago Moura